O Sesi Franca Basquete manteve o 100% de aproveitamento no Campeonato Paulista Masculino – 2019 ao derrotar o EC Pinheiros, por 73 a 56 (32 a 27 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), no fechamento do turno da fase da fase inicial. Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Helinho Garcia lidera o Grupo A, com seis resultados positivos.

O primeiro quarto foi determinante para resultado final, visto que o time francano ignorou o mando de quadra do rival e foi senhor absoluto das ações, conseguindo um aproveitamento ofensivo muito bom, enquanto a agremiação da capital paulista não conseguiu impor seu ritmo e não foi efetivo no ataque (19 a 06). No segundo quarto, no entanto, o técnico Nelsinho Rosa acertou a sua equipe e o EC Pinheiros passou a jogar dentro daquilo que era esperado e o representante do interior passou a não acertar tanto no ataque; com isso, o time da casa esteve em vantagem e deixou a partida equilibrada (13 a 21).

Na volta do intervalo, o equilíbrio predominou, com o Sesi Franca Basquete ficando ligeiramente na frente (17 a 16). Nos dez minutos finais brilhou a estrela do ala/pivô Lucas Dias, que esteve muito bem nos lances de ataque, ora no garrafão, ora com arremessos de três pontos, ajudando a equipe do interior a voltar a desgarrar para vencer mais uma no estadual (24 a 13).

Os destaques da patifa foram Marcus Toledo (12 pontos e 06 rebotes) e o norte-americano Chris Ware (12 pontos e 04 rebotes), pelo time da capital; Lucas Dias (23 pontos e 15 rebotes – double-double) e o norte-americano David Jackson (16 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), em favor do visitante.

“Conquistamos um triunfo extremamente importante, contra uma equipe de muita qualidade, e que nos mantém na liderança da competição estadual. Estamos em busca de melhoria contínua para crescermos ainda mais ao longo do torneio”, afirmou o treinador Helinho Garcia do Sesi Franca Basquete.

O EC Pinheiros fechou o turno na terceira colocação da chave, com 04 vitórias e 02 derrotas.

Já o Mogi das Cruzes Basquete superou o Basquete Osasco, por 76 a 70 (41 a 39 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal de Esportes Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP). O jogo foi extremamente movimentado, com as duas equipes alternando bastante em quadra, contudo, a equipe mogiana contou com o excelente rendimento do armador Alexey Borges para conseguir êxito nos momentos capitais do jogo e conquistar o resultado positivo fora de casa – 27 a 19 (primeiro quarto), 14 a 20 (segundo quarto), 19 a 08 (terceiro quarto) e 16 a 23 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram Ygor Freitas (15 pontos e 02 rebotes), Tiago Marcello (11 pontos e 02 bolas recuperadas) e o argentino Nicolás Giménez (11 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), pelo time da Grande São Paulo; Alexey Borges (26 pontos, 06 rebotes e 06 assistências) e João Pedro Demétrio (14 pontos e 09 rebotes), em favor da equipe do Alto Tietê.

“Fiquei muito feliz pela partida que fiz hoje, mas o mais importante é o coletivo e a vitória. Não foi a partida que esperávamos e o nível que esperávamos, mas o importante foi vencer e continuar crescendo. Acontece ter altos e baixos, mas a gente precisa diminuir isso para crescer na temporada”, relatou o armador Alexey Borges, do time mogiano, cestinha da partida.

O Mogi das Cruzes Basquete garantiu a segunda colocação do Grupo B no turno, com 05 vitórias e 01 derrota. Já o Basquete Osasco ficou no sexto lugar, com 01 vitória e 05 derrotas.

Complementando a jornada, o América/UNIRP/SMEL Rio Preto chegou ao segundo resultado positivo ao suplantar a LSB/Flex, por 75 a 72 (42 a 33 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio do Sesi, em São José do Rio Preto (SP). O time rio-pretense construiu a vitória nos três primeiros quartos, quando esteve na frente e abriu vantagem e deu o sustentáculo quando a equipe sorocabana cresceu bastante de produção nos dez minutos finais e buscou a virada, que por pouco não aconteceu – 20 a 18 (primeiro quarto), 22 a 15 (segundo quarto), 18 a 14 (terceiro quarto) e 15 a 25 (quarto final).

Os principais nomes da partida foram o norte-americano Dwight Gentry (32 pontos e 04 rebotes) e Radamés dos Santos (17 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo time da casa; Igor Nascimento (21 pontos, 04 rebotes e 04 bolas recuperadas) e Andrezão Silva (14 pontos e 12 rebotes – double-double), em favor do visitante.

“O time está crescendo, pois vem trabalhando forte nos treinos e tem colocado em prática nos jogos. O jogo foi difícil, a LSB cresceu no último quarto, mas conseguimos fazer valer o mando de quadra para chegar ao segundo resultado positivo e entrar forte no returno”, comentou Marininho Manella, técnico do América.

Com mais este resultado favorável, o América/UNIRP/SMEL Rio Preto findou o turno na quinta colocação do Grupo A, com 02 vitórias e 04 derrotas. A LSB/Flex aparece na sétima colocação.

O Campeonato Paulista Masculino – 2019 prossegue neste sábado (18 de agosto), com mais duas partidas, ambas marcadas para 18h (de Brasília): Unifae/São João x Rio Claro Basquete, em São João da Boa Vista (SP); e Bauru Basket x Paulistano/Corpore, no ginásio Municipal Panela de Pressão, em Bauru (SP). Os dois confrontos terão transmissão ao vivo pela TV FPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube.

O armador Alexey Borges foi o ‘dono do jogo’ em Osasco / Foto: Antonio Penedo/Divulgação
O armador Alexey Borges foi o ‘dono do jogo’ em Osasco / Foto: Antonio Penedo/Divulgação