O encontro ocorrerá no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo (SP)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O departamento de Oficias de Quadra e Mesa da Federação Paulista de Basketball (FPB) promove, nos dias 17 e 18 de fevereiro (sábado e domingo), no ginásio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na zona sul da cidade de São Paulo (SP), a clínica anual de atualização e habilitação para 2018. A participação é obrigatória e, por isso, o evento deverá receber um número estimado de 250 pessoas, entre oficiais de mesa e quadra. A clínica, como é chamada, será dividida em duas etapas: primeiro, no dia 17 de fevereiro, para os oficiais de mesa, enquanto que no dia seguinte, será voltada aos árbitros.

Na visão do diretor de oficiais da FPB, Antônio Carlos Affini, o encontro terá uma importância fundamental para os oficiais exercerem suas funções na temporada. “O objetivo é atualização das novas regras e padronização. Os oficias de mesa serão avaliados com provas de conhecimentos, sendo que a nota mínima é sete. Isso é feito anualmente para podermos avaliar, corrigir e tentar fazer o melhor com os oficiais durante a temporada toda”, afirmou o ex-árbitro internacional.

“Faz parte das informações que estão no manual de oficiais da FIBA”, acrescentou Affini, salientando que a avaliação conta com testes físicos e parte teórica, com nota mínima de aprovação de sete.

Uma novidade nesta clínica é que contará a participação dos técnicos das equipes de todas as categorias do basquete paulista, nos naipes feminino e masculino. Outra novidade será a participação do médico Carlos Vicente Andreoli, ex-jogador de basquete e que tem especialidade no esporte, e do fisioterapeuta Felipe Tadiello, que falarão sobre prevenções de lesões.

Enyo Correia, presidente da Federação Paulista de Basketball (FPB), enalteceu a importância da clínica, que é fundamental para uma boa temporada de todos os oficiais. “É um encontro de suma importância para avaliarmos às condições físicas e teóricas, onde também mostraremos critérios de padronização para todos os oficiais do Estado. A atualização das regras já implantadas pela Federação Internacional de Basketball (FIBA) no ano passado também é algo muito importante. Por isso a presença dos técnicos”, afirmou.

A Clínica Anual da FPB terá como instrutores: Antônio Carlos Affini, Fátima Aparecida e Tatiana Steigerwald, três renomados ex-árbitros.