O CR Flamengo e o Botafogo FR protagonizaram um dos últimos clássicos da fase de classificação da 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018 e mostraram o que está por vir nos playoffs. Nesta segunda-feira (12 de março), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), as duas equipes travaram um duelo equilibrado e início ao fim e quem levou a melhor no clássico, com um terceiro quarto decisivo, foi o Mengão, por 90 a 84.

Com a vitória, a nona seguida e a 18ª nos últimos 19 jogos, o clube da Gávea conta com um total de 22 triunfos em 25 jogos. O esquadrão rubro-negro ainda pode ultrapassar o líder Paulistano/Corpore e para isso, precisa contar com uma derrota dos rivais nos últimos dois jogos, além de vencer suas duas partidas restantes.

A partida desta segunda-feira foi digna de um clássico e com muito equilíbrio. O Botafogo foi melhor no primeiro tempo e conseguiu garantir uma vantagem de três pontos antes do intervalo, 46 a 43. Porém, com um terceiro quarto decisivo (27 a 17), o Flamengo controlou a partida e administrou o resultado para garantir mais uma vitória no NBB CAIXA.

O clube da Gávea contou com a força do seu elenco para vencer o Botafogo. Com uma pontuação bem distribuída entre os titulares, a equipe rubro-negra contou com ótimas atuações do ala Marquinhos, com 19 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, o ala/armador Ronald Ramon, com 17 pontos e 4 assistências e os pivôs Varejão, com 13 pontos e 10 rebotes e JP Batista, com 9 pontos e 12 rebotes.

O técnico José Neto se tornou o maior vencedor da história do NBB CAIXA. Com 198 vitórias no currículo, Neto ultrapassou o comandante do Mogi das Cruzes/Helbor, Guerrinha, que conta com 196 vitórias.

Mogi domina Minas e anota mais um recorde
O Mogi das Cruzes/Helbor mostrou a força de sua defesa e, com uma atuação dominante, venceu o Minas Tênis Clube por 76 a 39, em partida realizada no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Esta é a segunda melhor marca defensiva em apenas uma partida da história do NBB CAIXA.

“Nosso time defendeu muito bem. [O Minas] É um time que ganhou do Pinheiros e vem brigando pela sétima colocação. O erro deles foi muito mais em função do nosso sistema defensivo do que eles não estarem em um dia bom. Somos a melhor defesa do campeonato e tivemos o menor placar adversário do NBB 10. A vitória hoje era muito importante para a gente continuar no G4. Psicologicamente a equipe está muito focada e sabendo o que quer. Nada tira o nosso objetivo”, comentou o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, do Mogi.

Com a expressiva vitória, a equipe mogiana garantiu sua 17ª vitória no NBB CAIXA. O time do Alto Tietê permanece na 4ª colocação, com 17 vitórias e 08 derrotas, com um aproveitamento de 68%. Já o Minas caiu uma posição na tabela de classificação e agora ocupa a 10ª colocação, com 11 vitórias e 14 derrotas.

Os destaques da equipe mogiana na partida foram o armador Larry Taylor, com 15 pontos, 05 assistências e 03 rebotes e o ala/pivô Tyrone, com um double-double, 10 pontos e 11 rebotes.

Mogi das Cruzes/Helbor não deu chances ao Minas e conquistou grande vitória / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor
Mogi das Cruzes/Helbor não deu chances ao Minas e conquistou grande vitória / Foto: Antonio Penedo/Mogi-Helbor