Quatro equipes seguem na busca pelo título da sétima edição da competição de base

O campeão do Campeonato Brasileiro de Clubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) será definido neste final de semana. No ginásio Antonio Prado Jr, em São Paulo (SP), Paulistano/Corpore, Sesi Franca Basquete, EC Pinheiros e São José Basketball entrarão em quadra para brigar diretamente pelo título da sétima edição do maior campeonato de base do basquete brasileiro.

Os finalistas serão definidos no sábado (24 de fevereiro), com os duelos semifinais entre Sesi Franca Basquete e São José Basketball, que farão a reedição da decisão da edição passada, às 15h45, e o ‘Clássico do Caviar’ entre Paulistano/Corpore e EC Pinheiros, às 18 horas. Ambos os duelo terão transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB.

Já no domingo (25 de fevereiro), os vencedores dos respectivos confrontos disputarão o título às 18 horas, enquanto que os perdedores duelarão pela medalha de bronze às 15h45. Assim como as semifinais, os duelos serão realizados no ginásio Antonio Prado Jr e também terão transmissão ao vivo via Facebook na página do NBB.

Relembre a 7ª edição da LDB
A sétima edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete começou com dez equipes participantes, que se enfrentaram entre si em turno único, em duas etapas diferentes. Os oito primeiros colocados avançaram à fase final e, nela, foram divididos em dois grupos com quatro equipes cada (Grupos C e D).

Com campanhas zeradas em relação à classificatória, os times se enfrentaram dentro de suas chaves e os dois primeiros colocados de cada foram ao Final Four. Único invicto da competição, o Paulistano/Corpore avançou em primeiro no Grupo C, que teve o também classificado São José Basketball como segundo colocado, além do Minas Tênis Clube em terceiro e o Flamengo em quarto.

Do outro lado, no Grupo D, o atual campeão Sesi Franca Basquete venceu as três partidas e ficou com o primeiro lugar. Na segunda colocação da chave ficou o EC Pinheiros, campeão da edição 2015, que venceu dois dos três confrontos que disputou. Na terceira colocação ficou o Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná, enquanto que o Solar Cearense ficou com o quarto lugar.

As equipes não-classificadas às semifinais também entrarão em quadra neste final de semana para definirem suas posições finais, nas disputas de 5º a 8º. No sábado, os confrontos serão os seguintes: Minas Tênis Clube (3º C) x Solar Cearense (4º D), às 11h15, e Curitiba Basquete (3º D) x Flamengo (4º D), às 15h45. Já no domingo (25/02), os vencedores duelarão pelo quinto lugar às 15h45, enquanto os perdedores farão a disputa final pelo sétimo lugar pela manhã, às 11h30.

O Final Four

– Sesi Franca Basquete x São José Basketball

Quis o destino que o Final Four da LDB fosse composto por dois clássicos. O primeiro duelo será entre Sesi Franca Basquete e São José Basketball, que fizeram a decisão da última temporada. Na cidade de São Bernardo do Campo (SP), o time francano levou a melhor (66 a 50) e conquistou o título de maneira invicta.

Naquela ocasião, o pivô João Pedro, que hoje faz parte do elenco adulto do Franca, foi eleito o MVP da Série Ouro ao somar médias de 10,8 pontos e 10,1 rebotes nos cinco jogos decisivos do campeonato. Ao seu lado, nomes como Alexey, Antonio, Cassiano e Du Sommer (hoje no CAP) ajudaram na trajetória francana até o inédito troféu, assim como Didi, Gui Abreu e Rafael, que estão agora.

Na fase de classificação da presente edição, o Franca venceu o São José novamente, desta vez por um placar apertado de 67 a 61. Com 23 pontos (10/15 nas bolas de 2 pontos), sendo dez deles no último quarto, o ala Didi, também presente na campanha do título da temporada passada, foi o grande nome da partida. Pelo lado do São José, Rodrigo Maiorino, com 14 pontos, e o pivô Baby, com um duplo-duplo de 13 pontos e dez rebotes, foram os destaques.

“Garantimos a primeira posição do nosso grupo com muitos méritos. Viemos mais preparados para essa fase final e estamos muito confiantes de que podemos manter esse troféu em Franca. São José é um grande time, mas nossa equipe está crescendo no momento certo e espero que a gente possa fazer um grande jogo”, disse Didi, ala do Sesi Franca.

“Não tem nenhum jogo fácil na LDB, ainda mais agora no Final Four. Esse é o momento em que o lado mental pesa muito e temos que estar preparados para qualquer situação. Mas confio demais na nossa equipe e, quando jogamos juntos, somos um time difícil de ser batido”, concluiu o camisa 7 do Sesi Franca.

– Paulistano/Corpore x EC Pinheiros

Do outro lado, a segunda semifinal colocará frente a frente dois rivais de longa data. Paulistano/Corpore e EC Pinheiros carregam uma enorme rivalidade no basquete, que se estende para todas as categorias, seja de base ou no adulto. Alguns confrontos recentes entre eles reforçaram ainda mais esse status de clássico entre eles:

No final de 2017, os dois times se enfrentaram na decisão do Campeonato Paulista Sub-19, que acabou com título do CAP em pleno solo pinheirense, em duelo emocionante, pelo placar de 74 a 72. Além disso, na fase de classificação da atual temporada da LDB, o time alvirrubro também levou a melhor sobre o rival, desta vez pelo placar de 68 a 60.

“Agora é um outro campeonato. Temos que zerar a cabeça e esquecer o que passou. Sabemos que agora os jogos serão decididos nos detalhes, já que são equipes com alto nível técnico. Vamos descansar bastante para chegarmos preparados para o jogo no sábado”, afirmou Danilo Sena, segundo cestinha do Pinheiros nesta LDB, com média de 13,2 pontos por jogo.

Com campanha de 12 vitórias em 12 partidas, o Paulistano é o único invicto da LDB. Já o Pinheiros chegou ao Final Four com dez triunfos e duas derrotas, mesma campanha do Sesi Franca Basquete, outro semifinalista. Por fim, o São José, quinto colocado na fase de classificação, chegou ao quadrangular final carregando um desempenho de seis triunfos e seis derrotas.

“Agora é semifinal. Nós temos 12 vitórias e nenhuma derrota, mas se não ganharmos o próximo jogo isso não vale de nada. É um clássico, sempre muito pegado e duro. Eles têm um time muito bem treinado, pois conheço o David (técnico do Pinheiros) e por isso vamos entrar com tudo. Sabemos o que queremos, estamos treinando forte e vamos buscar chegar à decisão com todas as forças que pudermos”, comentou o técnico do Paulistano, Beto Jayme.

Destaque também no profissional, Ruivo tentará levar Pinheiros a mais um título / Foto: Marcelo Zambrana/LNB
Destaque também no profissional, Ruivo tentará levar Pinheiros a mais um título / Foto: Marcelo Zambrana/LNB