A temporada será aberta com o ‘Camp Pré-temporada’

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A Federação Pernambucana de Basketball (FPB), presidida por Dirceu Manguinho, definiu o calendário de competições do ano de 2019. A temporada será aberta com o ‘Camp Pré-temporada’, que será realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo), voltado aos naipes feminino e masculino, nas categorias sub-12 e sub-14.

“Estamos lançando o nosso calendário de 2019 com muito orgulho, pois foi um trabalho árduo, desde novembro estávamos discutindo os melhores caminhos a seguir; fizemos coligações e acredito que o basquete pernambucano está unido. Esta união foi uma grande conquista para o estado, pois seguiremos lutando pelo crescimento do basquete pernambucano e brasileiro”, comentou Manguinho.

“Em fevereiro já daremos início as nossas atividades, focando a base, que é a nossa grande preocupação, através de um Camp gratuito; esta grande novidade serve para motivar a garotada e massificar a base. Teremos também a Clínica de Arbitragem, como ocorreu no ano passado, com uma quantidade ainda maior de participantes, já que almejamos lançar novos árbitros; pensando nisso, estamos fazendo também a parte de estudos científicos para colocar os oficiais no mesmo nível dos atletas”, acrescentou o presidente da Federação Pernambucana.

“Vamos levar a modalidade ao interior do estado, focando a massificação, realmente, com torneios para não federados e federados também”, comentou Dirceu.

Ao longo do ano, serão realizados campeonatos da Federação Pernambucana nas categorias sub-14, sub-16 e adulto (de março a novembro); sub-15, sub-17, sub-19 e adulto (de agosto a novembro). Já pela Liga Integração de Basquete (LIB), parceira da FPB: sub-12, sub-15, sub-17, sub-19 e adulto (de março a novembro); sub-10, sub-14, sub-16 e adulto (de agosto a novembro).

“Acredito que 2019 vai ser um grande ano, muito positivo, com todos trabalhando para refortalecer o basquete pernambucano, para que volte a figurar com destaque no cenário nacional. Desta forma, todo mundo tem a ganhar, atletas, técnicos e árbitros, inclusive, a Confederação Brasileira”, explicou Manguinho.

Já o experiente e competente técnico Roberto Dornelas, que assumiu a função de diretor técnico, enalteceu a somatória de esforços da Liga Integração e da Federação Pernambucana. “Houve uma participação da Confederação Brasileira, através do presidente Guy Peixoto Jr, que auxiliou bastante para que resultasse nessa união. Eu acabei ficando como diretor técnico, representando a Liga, especificamente no tocante aos jogos e a arbitragem; soltamos um calendário anual, dividindo as funções entre as duas entidades. Isso é importante, não só para atrair espectadores, mas também para buscar patrocinadores e parceiros”, comentou.

O presidente da Federação Pernambucana tem gostado do trabalho da gestão do presidente Guy Peixoto Jr, na Confederação Brasileira de Basketball (CBB). “Estamos satisfeitos com o trabalho que vem sendo executado pela CBB, sabemos das dificuldades que a entidade está enfrentando para resgatar o basquete brasileiro, mas o trabalho tem sido feito com muito afinco; além disso, estão participando de reuniões com as federações buscando o desenvolvimento de todos”, explicou Dirceu.

“Além disso, a atual gestão está apoiando a base, com um trabalho bastante considerável voltado a formação. Por isso, avalio que vem sendo muito positiva à atuação da atual diretoria da CBB neste início de gestão; estamos cientes que temos muito a caminhar”, finalizou Dirceu Manguinho.