A Federação Paulista de Basketball (FPB) fez um programa especial “Fora de Quadra”, na segunda-feira (29 de abril), quando comemorou 95 anos, contando com a participação de atletas e dirigentes. O presidente Enyo Correia aproveitou a oportunidade para lançar o Circuito Paulista de Basquete 3×3 e anunciar a criação da Academia FPB.

“Hoje comemoramos os 95 anos da Federação. E nada mais oportuno do que falarmos de basquete, em especial o basquete 3×3, uma modalidade que vem crescendo. Dependemos muito de parcerias, de unirmos forças, para que consigamos cada vez mais sermos mais fortes. E a Federação, não fugindo disso, visando essa possibilidade, tem as parcerias com a ANB3x3 (Associação Nacional de Basquete 3×3) e a B16 (Gustavo Bracco). Faremos o Circuito Paulista com várias etapas pelo Estado, além de outras ações voltadas ao desenvolvimento de oficiais de quadra, mesa e atividades promocionais como forma de difundir o 3×3”, destacou o presidente.

O Circuito Paulista de Basquete 3×3 contará com etapas nas cidades de Piracicaba, Bauru, Iacanga, São Paulo (quatro etapas), Franca, Botucatu, São José do Rio Preto (duas etapas), Caçapava, Campinas e Praia Grande. A FPB divulgará em seu site, nos próximos dias, o calendário completo da competição.

O presidente da FPB também anunciou a criação da Academia FPB. “Tudo o que vocês imaginarem como grupo de estudos, desenvolvimento, avaliações e continuidade no processo formativo e profissional, nós teremos”, informou Enyo Correia.

“A Academia FPB tem como grande proposta trabalhar a questão dos princípios e do profissionalismo, buscando a formação, capacitação, informação e qualificação de todos os envolvidos nesse contexto do basquetebol. Oficiais de quadra e mesa, instrutores, comissários, atletas, comissões técnicas, oficiais de estatísticas, clubes, pais de atletas para que nós possamos levar conhecimento sob a perspectiva dos estudos, acompanhamento e avaliação de cada um dos envolvidos. Dessa forma poderemos crescer de maneira consistente, visando à educação daqueles que consomem o produto basquete”, explicou Gregory Gracia, coordenador da Academia FPB.

Clique no link e assista ao programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=TIw4aXUVy3M

No primeiro bloco do programa estiveram presentes a jogadora Alessandra Santos, campeã mundial e medalhista olímpica no basquete 5×5, que joga 3×3 desde 2014; Gustavo Bracco, manager do São Paulo DC, uma das principais equipes de 3×3 do país; Braz Haro, diretor da FPB e grande incentivador da modalidade; André Ferros, Jefferson e William, jogadores do São Paulo DC; além do presidente Enyo Correia.

Já no segundo bloco juntou-se ao presidente e ao diretor da FPB a jogadora Cristal Rocha, embaixadora do Basquete 3×3; Vinicius Cardozo, presidente da ANB3x3; os jogadores Soriani e Luiz Felipe, do São Paulo DC; e Gregory Garcia, coordenador da Academia FPB.

Ao final do programa, bastante emocionado, o diretor Braz Haro entregou ao presidente Enyo Correia a ata original de fundação da FPB.

Soriani, Alessandra, Luiz Felipe, Cristal e Vinicius / Foto: Divulgação/FPB
Soriani, Alessandra, Luiz Felipe, Cristal e Vinicius / Foto: Divulgação/FPB