A FBERJ vai seguir um protocolo rígido de cuidados com a saúde

Imagem: Divulgação/FBERJ
Imagem: Divulgação/FBERJ

O Campeonato Estadual Adulto HGI – 2020, organizado pela Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro (FBERJ), começa nesta segunda-feira (28 de setembro), com a realização de dois jogos, que serão disputados no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ).

“Teremos logo na estreia um jogo que traz uma rivalidade de dois anos. O Clube Municipal perdeu dois títulos seguidos do Cariocão para o Niterói Basquete, em jogos sempre decididos nos últimos segundos. Espero um duelo equilibrado e, com sinceridade, não tem favorito”, explicou Daniel Riente, presidente da FBERJ.

O primeiro duelo, marcado para 18h (de Brasília), reúne o Niterói BC e o Club Municipal/Veit Smile. O jogo de abertura do estadual terá transmissão ao vivo pela ‘FBERJ Play’.

Fred Coelho / Imagem: Divulgação
Fred Coelho / Imagem: Divulgação

“Este primeiro é um confronto chato, há dois anos essas equipes vêm se enfrentando na final do Cariocão, um torneio aberto que acontece aqui; e dois anos que vencemos. Trata-se de um jogo complicado, os times já se conhecem e tem um pouco de rivalidade sadia mais aflorada. O nosso time é o mesmo, mas o Municipal se reforçou, trazendo mais jogadores, então, estamos esperando uma partida muito difícil’’, explicou Fred Coelho, técnico do Niterói BC.

“Em relação ao campeonato, para nós é muito bom, pois tem cinco times, contra dois da temporada passada. A forma de disputa teve que ser adequada por conta da pandemia; isso é muito bom para reerguermos o basquete carioca, que estava precisando e a expectativa é que no próximo ano tenhamos mais equipes e jogos, já com a descoberta da vacina”, complementou Coelho.

Gabriel Dutra / Foto: Divulgação
Gabriel Dutra / Foto: Divulgação

“Jogo complicado, com rivalidade forte e sadia dentro da quadra. Sabemos a dificuldade da partida e a qualidade do adversário. O Fred é meu amigo e admiro muito o trabalho dele, mas estamos preparados para este jogo e treinando forte para o campeonato”, relatou Gabriel Dutra, técnico do Club Municipal/VeitSmile, que já foi quatro vezes vice-campeão estadual.

“O duelo seguinte traz grande expectativa para a estreia do CR Flamengo, com a sua base mantida e as grandes contratações para a temporada 2020/2021, contra o CDA, que mescla juventude e experiência, além da grande responsabilidade de estrear contra a grande equipe do Flamengo”, comentou Riente.

No segundo confronto, marcado para 20h (de Brasília), o CR Flamengo encara o Clube Desportivo Atitude (CDA). A ‘FlaTV’ mostra esse jogo ao vivo.

Yago Mateus / Foto: Marcelo Cortes/Divulgação
Yago Mateus / Foto: Marcelo Cortes/Divulgação

“Estou com saudade de jogar, de competir, ansioso para entrar em quadra e não vejo a hora de começar o campeonato. Treinamos bem, em ritmo puxado, e isso aumenta ainda mais a nossa expectativa. O Flamengo montou um grupo muito forte, com defesa consistente e muita qualidade de ataque, e esse equilíbrio vai ser importante demais para os compromissos que temos nessa temporada”, comentou o armador Yago Mateus, do Rubro Negro.

O Mengão vem de uma série de 15 conquistas consecutivas. Ao todo, são 45 títulos estaduais.

“A expectativa, segundo a nossa experiência, é tentar controlar o jogo, algo bem difícil, para conseguirmos uma partida interessante e que agrade a quem assiste, passando a imagem que queremos de um trabalho que tem a honra de jogar contra um grande elenco e que faz isso com alma. Nenhum dos rapazes é profissional neste momento e digo que nesta competição somente a gente está sem jogadores que são pagos; tudo por uma ideia, a de abrir espaço para crianças poderem ter oportunidades como estes jogadores tiveram no passado”, comentou o técnico Betinho Almeida, do Clube Desportivo Atitude (CDA).

Betinho Almeida / Foto: Divulgação
Betinho Almeida / Foto: Divulgação

“Quanto à competição, as expetativas são de um grande evento e ser bem constante para evoluir aos poucos, pois só temos 29 dias juntos. E, se possível, tentar a classificação entre os quatro, já que são cinco participantes e buscar algo em cima da superação. Será muito bom. Tentar o gesto romântico do esporte neste momento tão emocional que estamos passando e tentar levar alegria a quem nos assistir e, com isso, tentar conquistar pessoas comuns e empresários que queiram estar conosco, que acredite no que faremos e fazemos e nos ajude a realizar muito mais”, acrescentou Betinho, salientando que sua equipe está no campeonato porque Mário Sérgio Ramalho, da OrbisPharma, cedeu, por acreditar no projeto, os testes rápidos que foram usados no protocolo da competição.

“Foram 460 testes, sendo que não foi interesse nosso transformar em dinheiro, optamos por ajudar o evento e proporcionar participação para os outros clubes”, completou Almeida.

O tradicional Tijuca TC, que chegou ao vice-campeonato estadual em dez oportunidades, folga nesta rodada inicial.

E, de acordo com o regulamento do Campeonato Estadual Adulto HGI – 2020, na fase inicial as cinco equipes participantes jogam entre si, em turno único, e os quatro melhores classificados avançam a semifinal, que terá estes confrontos: 1º colocado x 4º colocado, 2º colocado x 3º colocado. Os vencedores decidem o título.

“Espero que possamos fazer um grande Campeonato, seguindo todos os Protocolos de Saúde que planejamos”, finalizou Daniel Riente.

Representantes das equipes / Foto: Divulgação/FBERJ
Representantes das equipes / Foto: Divulgação/FBERJ