O selecionado dos Estados Unidos garantiu a conquista do título da Copa América Sub-16 Feminina – 2019, de forma invicta, ao derrotar o Canadá, por 87 a 37 (45 a 14 no primeiro tempo), na grande final, disputada no sábado (22 de junho), no Polideportivo 21 de abril, na cidade de Aysen, no Chile. A vitória comprovou a ampla superioridade do conjunto norte-americano, que venceu todos os seus confrontos de forma tranquila, com larga vantagem de pontos e sem sobressaltos.

Prova disso, é que logo no primeiro quarto da decisão, os Estados Unidos demonstraram a dita superioridade, fazendo inapeláveis 24 a 02. Nos dois períodos seguintes, o panorama seguiu o mesmo, com o conjunto norte-americano reinando soberano: 21 a 12 (segundo quarto) e 25 a 09 (terceiro quarto). Apenas no período final, o jogo ficou um mais parelho, mas ainda assim com os Estados Unidos na frente (17 a 14).

Os destaques foram Payton Verhulst (18 pontos e 02 rebotes) e Sonia Citron (13 pontos e 02 bolas recuperadas), pela equipe campeã, e Avianna Thompson (10 pontos e 04 rebotes), em favor do vice.

A norte-americana Payton Verhulst foi eleita a MVP (jogadora mais valiosa) da competição. Já o quinteto ideal foi assim formado: Isaline Alexander (Canadá), Fernanda Ovalle (Chile), Lauren Betts (Estados Unidos), Sonia Cintron (Estados Unidos) e Payton Verhulst (Estados Unidos).

Classificação final: 1º) Estados Unidos, 2º) Canadá, 3º) Chile, 4º) Porto Rico, 5º) Equador, 6º) Brasil, 7º) México e 8º) El Salvador. Os quatro primeiros colocados se qualificaram para o Campeonato Mundial Sub-17 – 2020.

A norte-americana Payton Verhulst foi eleita a MVP da competição / Foto: FIBA
A norte-americana Payton Verhulst foi eleita a MVP da competição / Foto: FIBA