Campeonato global de basquete juvenil volta ao Complexo ESPN Wide World of Sports entre 6 e 11 de agosto (Orlando-Flórida/EUA)

Imagem: Divulgação/NBA
Imagem: Divulgação/NBA

A NBA (National Basketball Association) anunciou nesta terça-feira, dia 18, detalhes sobre a segunda edição do Campeonato Mundial jr. nba, torneio de basquete juvenil que vai reunir as equipes do mundo (masculino e feminino) da categoria 13/14 anos, entre os dias 6 e 11 de agosto, no Complexo ESPN Wide World of Sports, que fica no Walt Disney World, próximo à cidade de Orlando (Flórida-EUA). Trinta e dois times vão participar de uma semana com competições e uma programação fora de quadra concentrada nos principais valores da plataforma jr. nba, como trabalho em equipe, respeito, determinação e consciência social.

A competição internacional, que mais uma vez vai alavancar o alcance da plataforma global jr. nba, vai expandir para outros países e territórios. Como novidade para este ano, os melhores jogadores do Caribe terão a oportunidade de competir ao lado de atletas da América do Sul por uma chance de representar a seleção da América Latina no Campeonato Mundial jr. nba.

As equipes masculina e feminina que vão representar a América Latina no Campeonato Mundial jr. nba terão meninos e meninas selecionados nas ligas e camps realizados em Brasil, Argentina, Uruguai e países do Caribe. Os atletas com melhores performances serão convidados a participar acampamento de seleção América Latina do Campeonato Mundial jr. nba, que acontece em maio de 2019, no Brasil. Serão convocados dez meninos e dez meninas para representar a região no Campeonato Mundial jr. nba.

A NBA apresenta uma nova linha de competições nos Estados Unidos, incluindo mais de 20 torneios locais – 14 deles serão organizados por equipes da NBA em seus respectivos mercados – para expandir o número de equipes masculinas e femininas participantes. Parceiro de longa data e principal referência de basquete, a USA Basketball vai aprimorar os campeonatos e auxiliar na melhora da acessibilidade credenciando torneios locais, bem como treinadores participantes, e apoiando as oitos competições regionais dos EUA, promovendo melhores práticas por meio da implementação das metodologias da NBA e da USA Basketball.

As eliminatórias começam em janeiro de 2019 e serão disputadas até junho. Nos Estados Unidos, as equipes vencedoras (masculinas e femininas) de cada um dos novos torneios locais avançarão para um dos oito torneios regionais na primavera.

Os campeões (masculino e feminino) de cada um dos oito torneios regionais nos EUA (Central, Meio-Atlântico, Meio-Oeste, Noroeste, Nordeste, Sul, Sudeste e Oeste) e as seleções masculinas e femininas que representarão oito regiões internacionais (África, Ásia Pacífico, Canadá, China, Europa/Meio Leste, Índia, América Latina e México) terão suas despesas de viagens pagas para competir no evento em Orlando. As equipes americanas terão a oportunidade de fazer suas inscrições online pela chance de competir nos respectivos torneios regionais.

O Campeonato Mundial jr. nba terá divisões nos torneios masculino e feminino, com uma chave para equipes dos EUA e outra para seleções internacionais. A competição começa em fase de grupos e, em seguida, jogos eliminatórios simples. Os vencedores das chaves internacional e dos Estados Unidos se enfrentarão em jogos finais no dia 11 de agosto.

FOX e FS1 vão transmitir o Campeonato Mundial jr. nba para os Estados Unidos, como parte do acordo de longo prazo firmada este ano, enquanto a Tencent, a parceira digital exclusiva e oficial da NBA na China, e China Mobile Migu, provedor oficial de telecomunicações e plataformas da NBA na China, serão responsáveis pelo streaming do campeonato na China. Mais informações sobre parcerias de mídia serão anunciadas em breve.

Mais de 300 meninos e meninas de 35 países participaram do primeiro Campeonato Mundial jr. nba (inaugural Jr. NBA Global Championship), realizado em agosto passado. Durante uma semana de evento, todos os 32 times participaram de atividades fora de quadra, incluindo treinamentos de habilidades, visitas aos parques temáticos da Disney, projetos de serviços comunitários e conversas com atletas, ex-atletas e técnicos da NBA e da WNBA. O The Central (Kansas City-Missouri) venceu a seleção da Europa na decisão feminina por 68 a 38, enquanto o time Central (Overland Park-Kansas) derrotou a seleção África/Meio-Leste por 60 a 50 na final masculina na competição de 2018.
Mais informações sobre o Campeonato Mundial jr. nba e datas dos torneios regionais dos Estados Unidos à disposição pelo site https://jrnbawc.nba.com.

Kathy Behrens (Presidente da NBA / Programas de Atletas e Responsabilidade Social)
– Estamos muito ansiosos para alcançar o mesmo sucesso do primeiro campeonato ao sediarmos mais um evento de primeira classe. Com o crescimento do programa e parcerias estratégicas, conseguimos que mais jovens de todo o mundo participem do evento deste ano e tenham a oportunidade de mostrar seus talentos em um palco global.

General Martin E. Dempsey (Presidente da USA Basketball e Líder do Conselho jr. nba)
– O Campeonato Mundial jr. nba está dando mais um passo positivo ao reunir várias das principais áreas interessadas em basquete para avançar e fazer crescer o jogo na juventude. A competição cresceu e, ao lado dos campeonatos abertos de basquete promovidos pela USA Basketball, vai continuar a promover as regras apropriadas para a idade, com padrões e seguranças que vão ajudar os jovens atletas a se desenvolverem dentro e fora de quadra.

Dwyane Wade (Três vezes campeão da NBA e Embaixador do Campeonato Mundial jr. nba)
– Estive presente no evento no ano passado e foi incrível ver de perto o talento e a paixão demonstrados pelos meninos e meninas de todo o mundo. Esse evento oferece uma oportunidade única para que os jovens jogadores possam aprender sobre diferentes culturas também enquanto se unem pelo amor ao jogo.

Candace Parker (Campeã da WNBA e Embaixadora do Campeonato Mundial jr. nba)
– Estou muito feliz por poder voltar a ser Embaixadora do Campeonato Mundial jr. nba, que é uma fantástica oportunidade de apresentação e desenvolvimento para jovens jogadores de talento. Tenho muito orgulho de apoiar um programa que vai ajudar a impulsionar o crescimento do basquete feminino em todos os níveis.