A grande interrogação na carreira de um atleta é saber o momento ideal de se aposentar e qual atividade se dedicar em seguida. Para evitar esse dilema, Cristal Rocha, um dos grandes nomes do Basquete 3×3 brasileiro e sul-americano, já tem definida qual será a sua atividade quando se retirar definitivamente das quadras.

Com uma vida dedicada ao basquete, primeiro o 5×5, depois o 3×3, a experiente atleta tem tudo planejado para que o futuro de sua vida possa ser tão bom, quanto o vivenciado atualmente. “Tenho feito uma série de cursos, clínicas e workshops, pois quero me tornar treinadora e, para isso, adquirir conhecimento nunca é demais. Sigo atuando normalmente pela equipe The Choice, mas estou me preparando bastante para o momento da transição, que julgo ser muito importante”, relatou Cristal.

“Estou fazendo o Curso de Especialização da Academia Brasileira de Treinadores, organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), além disso, já tenho a certificação I’m Possible Training Basketball e sou certificada também pela PGC Basketball. Acredito que os cursos, aliados as experiências que tive ao longo da minha carreira, serão extremamente úteis para ensinar jovens e também ter sucesso como treinadora nas equipes de Basquete 3×3”, acrescentou Rocha, que é conhecida como Embaixadora do Basquete 3×3.

Mesmo atuando, Cristal já realiza treinamento individualizado com jovens que querem aprender ou aperfeiçoar a prática do basquete. “Estes treinamentos são realizados para o atleta melhorar e potencializar as suas capacidades técnicas, em especial, os fundamentos do jogo, que são aplicados de forma progressiva, em uma real situação de jogo, ou seja, do 3×3 ou do 5×5, dependendo da especialidade que o jovem atua”, relatou.

E carreira esportiva de Cristal Rocha, que foi iniciada logo aos nove anos de idade no Baquete 5×5 e depois migrou para o 3×3, proporcionou grandes conquistas pessoais e profissionais. “Agradeço muito a Deus por tudo que aconteceu comigo, pois estudei, graças a oportunidade que o basquete me deu como bolsista; viajei para vários lugares dentro e fora do país, também graças ao basquete. Por isso, tenho dedicado boa parte da minha vida a esse esporte maravilhoso”, finalizou.

Foto: Bruno Medino/Divulgação