O CR Flamengo garantiu classificação a semifinal do ‘NBA G-League International Challenge’ ao derrotar o argentino CA San Lorenzo, na noite de sexta-feira (20 de setembro), por 71 a 67 (32 a 29 no primeiro tempo), em jogo válido pela última rodada da primeira fase, disputado na Arena Antel, em Montevidéu, capital do Uruguai. Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Gustavo De Conti ficou com a segunda colocação do Grupo A, com três pontos, em dois jogos realizados (01 vitória e 01 derrota), atrás do alemão FC Bayern, que venceu seus dois compromissos.

A equipe brasileira, no entanto, começou a partida em desvantagem, com o representante argentino dominando o quarto inicial (10 a 17); a reação não tardou e aconteceu logo no período seguinte, com o Rubro Negro crescendo defensivamente e ofensivamente, desta forma, conseguiu a virada e passou a comandar o marcador (22 a 12). O segundo tempo apresentou um panorama bem parecido, com o San Lorenzo se apresentando melhor no terceiro quarto (18 a 23) e o CR Flamengo se recuperando nos dez minutos finais para garantir o importante resultado positivo (21 a 15).

Os principais nomes da partida foram Marquinhos Souza (14 pontos e 03 assistências) e Deryk Ramos (13 pontos), pelo representante brasileiro; Gustavo Aguirre (16 pontos e 05 assistências), Darquavis Tucker (09 pontos e 06 rebotes) e Facundo Piñero (09 pontos, 06 rebotes e 05 assistências), em favor da agremiação argentina.

“Foi um jogo muito duro, como a gente já esperava. O nível do campeonato está muito alto, o San Lorenzo é o atual bicampeão das Américas, quatro ou cinco vezes campeão argentino. Então, é uma grande equipe com jogadores de seleção argentina, além de americanos de altíssimo nível. Mas, nós conseguimos controlar bem a partida, mesmo com a parte física e tática ainda pesando um pouco, o que é normal no começo de temporada. Soubemos levar o jogo até o final e tomar as melhores decisões para sair com a vitória”, avaliou o técnico Gustavo De Conti, do Mengão.

No outro jogo da noite, o norte-americano G-League Elite passou com tranquilidade pelo selecionado do Uruguai, por 103 a 63 (56 a 30 no primeiro tempo), garantindo a primeira colocação do Grupo B, deixando a equipe anfitriã na segunda colocação. Os destaques foram Dusty Hannahs (21 pontos e 03 rebotes) e Xavier Munford (18 pontos, 04 rebotes e 03 assistências), pelo time visitante; Anthony Dannidge (10 pontos e 03 rebotes) e Keyton Sheard (08 pontos), em favor da equipe da casa.

Com estes resultados, as semifinais, que serão disputadas neste sábado (21 de setembro), no mesmo local, ficaram assim: FC Bayern x Uruguai (18h30) e G-League Elite x CR Flamengo (20h45).

O G-League Elite superou o selecionado do uruguaio com facilidade / Foto: NBAE/M. Singer
O G-League Elite superou o selecionado do uruguaio com facilidade / Foto: NBAE/M. Singer