As Finais da Liga Ouro terão transmissão ao vivo pelos canais ESPN. Em parceria inédita com a LNB (Liga Nacional de Basquete), o canal de TV fechada está de volta ao basquete brasileiro e exibirá todas as partidas da série melhor de cinco entre SC Corinthians Paulista e São José Basketball, que definirá o grande campeão da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA.

O primeiro jogo da decisão acontece neste sábado (16 de junho), às 20h30 (de Brasília), no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP). Além da transmissão tradicional pela TV, as partidas também serão exibidas nas plataformas online WatchESPN e ESPN Play.

“Primeiramente, como fã, é uma felicidade ver o basquete brasileiro voltar a ser transmitido por um canal que se conecta tanto com os fãs da modalidade. Além disso, para a Liga Nacional de Basquete, contar com a ESPN como parceira é um orgulho e esperamos que seja o primeiro de muitos projetos juntos”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB.

Um dos maiores jogadores da história do basquete brasileiro e, inclusive, nome do ginásio do Corinthians, Wlamir Marques será o comentarista da primeira partida. A narração ficará a cargo de Cledi Oliveira. A dupla se consagrou na transmissão de jogos de basquete nas duas últimas décadas.

A história repleta de glórias de Wlamir pelo Corinthians fez com que o clube homenageasse o ídolo ao renomear seu ginásio poliesportivo com o nome de Wlamir Marques no ano de 2016. Pela Seleção Brasileira, Wlamir foi bicampeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma em 1960 e Tóquio em 1964.

“A ESPN tem enorme tradição no basquete nacional. Voltar a transmitir grandes confrontos entre clubes que tem tanta história como Corinthians e São José é uma alegria enorme. Vai ser pra lá de emocionante, ainda mais com nosso bicampeão mundial. Wlamir Marques tem de ser aplaudido de pé em todos os jogos destas finais. Ele merece. Fez tudo pelo basquete e o basquete tem de retribuir tudo a ele”, destaca João Palomino, Vice-Presidente de Jornalismo e Produção da ESPN.

Com um formato 2-2-1, a decisão terá o Jogo 2 novamente na capital paulista, na segunda-feira (18/06), às 20 horas. Depois, a série irá para São José dos Campos e o Jogo 3 acontece na quarta-feira (20 de junho), também às 20 horas (confira o calendário completo abaixo).

Promessa de equilíbrio
Líder e vice-líder da fase de classificação, respectivamente, Corinthians e São José farão uma série que promete ser muito equilibrada. Com diversos jogadores experientes em seus elencos, as duas equipes passaram a fase de classificação praticamente em uma disputa particular pela liderança.

Com apenas duas derrotas, o time alvinegro acabou na primeira posição e, por isso, terá o direito de decidir o título em casa, num possível Jogo 05. Já o São José terminou a primeira fase com quatro resultados negativos nos 16 jogos disputados.

A diferença nas campanhas ficou justamente por conta do resultado dos dois confrontos diretos, ambos vencidos pelo Corinthians. As duas partidas foram bastante equilibradas, mas a equipe da capital paulista acabou levando a melhor tanto fora de casa (83 a 76), quanto como mandante (72 a 69) – jogo este decidido apenas na prorrogação.

A decisão também colocará frente a frente o melhor ataque contra a melhor defesa da competição. Com média de 81,1 pontos por jogo, o esquadrão alvinegro é a equipe mais produtiva, enquanto que os joseenses sofreram em média 63,3 pontos por jogo até aqui e são os menos vazados.

Nas semifinais, o Corinthians eliminou o Macaé Basquete, por 3 a 1. Por sua vez, o São José varreu o Londrina/Unicesumar, por 3 a 0.

Demais jogos

Jogo 02: 18/06 (segunda-feira), às 20h00, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo (SP) – ESPN
Jogo 03: 20/06 (quarta-feira), às 20h00, no ginásio Linneu Moura, em São José – ESPN
Jogo 04: 22/06 (sexta-feira), às 20h00, no ginásio Linneu Moura, em São José – ESPN (se necessário)
Jogo 05: 24/06 (domingo), às 18 horas, no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo – ESPN (se necessário)