Tudo pronto para a bola subir para a jr. nba League 2019. Depois do sucesso das edições 2017 e 2018, a NBA anunciou nesta quinta-feira (21 de março), a realização da terceira temporada da liga escolar no Brasil, apresentando uma novidade: o aumento de 42 para 48 no número de equipes em relação ao ano passado (30 equipes masculinas e 18 femininas). Ao todo, cerca de 700 meninos e meninas de 12 a 14 anos (nascidos a partir de 2005 e não federados) de 48 instituições (escolas públicas, colégios particulares e projetos sociais) – cada entidade vai representar uma franquia do basquete profissional americano – estarão em quadra para a disputa da competição que segue o formato da temporada da NBA, com temporada regular, playoffs e finais (abril a junho). A organização vai oferecer troféus à equipe campeã e ao ‘MVP’ (Melhor Jogador) da competição, além de anéis aos jogadores campeões, exatamente como acontece na NBA. A competição tem início em 27 de abril e a expectativa é de ainda mais sucesso na edição 2019.

– Chegamos à terceira edição muito felizes com o que foi feito até hoje, de tudo o que vimos nos últimos anos: o empenho das equipes, o alto nível do jogo, a paixão de meninos e meninas, o orgulho de representar suas equipes, e com muitas expectativas para esse 2019 seja de um sucesso ainda maior. A competição cresceu, temos uma presença mais forte no feminino, e vamos chegar a quase 2 mil jovens participando da jr. nba League ao longo desses anos. Reunir essa garotada em torno do esporte, combinando valores, educação e prática esportiva, é algo fantástico e que define o que essa plataforma tem por objetivo. Estamos muito ansiosos para que comece logo o campeonato – afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

O jr. nba é um programa global de basquete juvenil promovido pela liga para ensinar as habilidades fundamentais e os valores fundamentais do jogo (liderança, trabalho em equipe, respeito, determinação) no nível básico em um esforço para ajudar a crescer e a manter uma vida saudável. A metodologia é baseada em valores morais que tem como propósito ajudar na formação de caráter, conciliando educação e prática esportiva, e na melhora da experiência de basquete para jogadores (6 a 17 anos), pais e treinadores.

Durante a temporada de 2018-2019, a NBA e suas equipes planejam atingir mais de 51 milhões de jovens de 75 países por meio de jogos da liga, programação em escolas, clínicas e outros eventos de divulgação. Atualmente, a plataforma jr. nba está presente em mais de 50 países como Espanha, Sérvia, Rússia, Congo, Itália, Quênia, Turquia, Argentina, México e Inglaterra, Vietnã, Filipinas e África do Sul.

A primeira ação da jr. nba League 2019 será o Combine, no dia 30 de março, no Colégio Miguel de Cervantes. Todos os atletas vão passar por testes de habilidades e avaliações de desempenho, com os resultados servindo de base para a definição dos rankings para a cerimônia do Draft (dia 17 de abril, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado). No Draft, as instituições vão saber que cores vão vestir na competição, qual equipe vão representar na temporada. Assim como acontece na NBA, as equipes serão separadas em divisões e cada divisão terá seus confrontos em sedes (cinco sedes no total, cada uma com seis times e as chaves serão formadas de acordo com a proximidade geográfica).

Programação

30.03: Draft Combine (8h às 14h)
(Colégio Miguel de Cervantes – endereço: avenida Jorge João Saad, 905 – Morumbi / São Paulo)

17.04: Draft 2019 (18h às 22h)
(Teatro das Artes / Shopping Eldorado – endereço: avenida Rebouças, 3.970 – Pinheiros / São Paulo)

27.04 a 18.05: Temporada Regular
01.06 e 08.06: Playoffs
16.06: Finais

jr. nba League 2019 vai ter 48 equipes participantes / Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto
jr. nba League 2019 vai ter 48 equipes participantes / Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto