Devem participar da Assembleia as Federações filiadas e representantes de atletas, clubes da primeira e segunda divisões do campeonato nacional e técnicos

Guy Peixoto Jr / Foto: Divulgação/CBB
Guy Peixoto Jr / Foto: Divulgação/CBB

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) adiou a Assembleia Geral Extraordinária, convocada anteriormente para o dia 18 de dezembro, para o início de 2018, em data a ser determinada. Com o adiamento será possível viabilizar a participação dos 10 representantes dos atletas, a serem eleitos até a nova convocação. Segundo o novo estatuto da CBB, devem participar da Assembleia as Federações filiadas e representantes de atletas, clubes da primeira e segunda divisões do campeonato nacional e técnicos.

Clubes e técnicos já indicaram seus representantes, mas o grande número de atletas envolvidos na escolha dos 10 nomes com assento na Assembleia torna o processo mais complexo e demorado. A CBB, inclusive, disponibilizará uma ferramenta tecnológica para que possa ser feita a escolha. Vale destacar que o processo de votação não passará pela CBB, que apenas dará o apoio tecnológico.

Cumprindo o compromisso de transparência e participação da comunidade do basquete nas diretrizes da CBB, o presidente Guy Peixoto Jr apresentará na Assembleia o relatório final da auditoria realizada pela BDO-RSC Auditores Independentes sobre a gestão do ex-presidente Carlos Nunes, contratada pela atual gestão. Caberá aos votantes decidir as providências cabíveis a serem tomadas.

Antes da Assembleia, porém, a CBB atendeu à solicitação do Ministério Público Federal e encaminhou para o mesmo, em 23/11/2017, o relatório com a análise da conformidade das receitas provenientes de contratos de patrocínio x despesas com aquisição de bens e serviços, de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2016, da gestão do ex-presidente Carlos Nunes. A CBB estará cumprindo o disposto no Ofício MPF/PR/RJ/APV/Nº9245/2017 do MPF, referente à Notícia de Fato nº 1.30.001.001770/2017-21, que versa sobre irregularidades na gestão anterior da Confederação Brasileira de Basketball (Gestão Carlos Nunes).