A equipe de Antonio Carlos Vendramini usou bem o mando de quadra

Foto: Valéria Abras/Divulgação
Foto: Valéria Abras/Divulgação

Pode-se dizer que foi uma estreia perfeita. Jogando diante de sua torcida, neste domingo (14 de janeiro), o Vera Cruz/Campinas soube neutralizar o Funvic/Ituano e venceu sem maiores dificuldades, por 80 a 51, no ginásio de Esportes Gilman José Jorge Farah (AA Ponte Preta/Paineiras), em Campinas (SP). A argentina Melissa Gretter liderou a vitória com 19 pontos, 04 rebotes e 05 assistências. A cubana Ariadna contribuiu com 15. Pelo time ituano, Palmira teve 12 pontos e Kelly outros 10.

“Todas estavam ansiosas pelo jogo. Sabíamos que o começo seria difícil, mas com o desenrolar da partida, conseguimos construir essa vantagem e dominar a partida. Temos que evoluir a cada jogo. Mas começar com uma vitória dessa dentro de casa é muito importante. Fico feliz por isso”, declarou Gretter.

O Funvic/Ituano até conseguiu liderar nos primeiros momentos, mas não manteve o mesmo ritmo depois de uma queda de energia no ginásio; e, com a ala Patty Teixeira certeira nas bolas de três, as donas da casa trataram de passar a frente antes da primeira pausa, fechando em 18 a 11. Ainda no primeiro período, a equipe perdeu a pivô Mari Dias, que torceu o pé direito em disputa com Kelly e não retornou mais. No segundo período, o Vera Cruz Campinas aumentou ainda mais a folga no placar, indo para o intervalo com vantagem em dobro (34 a 17).

Muito atrás no placar, as visitantes voltaram mais ligadas na segunda etapa e até dobraram sua produção – anotaram 34 pontos – mas não conseguiram impedir que o Vera Cruz parasse de aumentar a vantagem, fechando o placar com 29 pontos à frente. Ariadna, que veio do banco, começou claudicante, mas logo se encontrou em quadra para ser a segunda cestinha da equipe. “Estou muito feliz, o time fez o possível e o impossível pra que eu me sentisse a vontade e o mais importante foi a vitória e com placar elástico. Importante que o conjunto começou bem”, disse Ariadna.

Apesar da derrota contundente, Barbosa não acredita que a equipe irá se abalar. “Era um jogo complicadíssimo. Estreia, com muitas meninas que nunca jogaram a Liga e a equipe de Campinas foi muito bem formada e a chegada da Ariadna ainda deu um ‘plus’. Mas eu não tenho receio nem pessimismo. Minha equipe vai chegar muito bem ainda. É questão de tempo”, avaliou.

O Vera Cruz/Campinas e o Funvic/Ituano agora viajam para o nordeste, onde no domingo (21 de janeiro) enfrentam Uninassau e Sampaio, respectivamente. As duas equipes nordestinas, inclusive, fazem o próximo duelo da LBF CAIXA, marcado para esta terça-feira (16 de janeiro), às 21h00 (de Brasília), em São Luís (MA). A partida terá transmissão pela LBF LIVE.