A veterana Karla Costa foi a principal responsável pela recuperação campineira

Melisa Gretter também deixou o seu double-double, com 14 pontos e 10 rebotes / Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas
Melisa Gretter também deixou o seu double-double, com 14 pontos e 10 rebotes / Foto: Fábio Leoni/Vera Cruz Campinas

Quem esteve presente no ginásio Dr. Gillman José Jorge Farah, em Campinas (SP), viu um jogaço. O Vera Cruz Campinas e o Blumenau Basquete brindaram os torcedores presentes com um jogo muito disputado ao mesmo tempo em que viu ambas as equipes abrirem vantagens significativas. No final dos 40 minutos, melhor para as donas da casa, que superaram um déficit de 14 pontos e bateram o time catarinense por 85 a 73.

A veterana Karla Costa foi a principal responsável pela recuperação campineira, autora de 18 pontos, com cinco bolas de três convertidas em 75% de aproveitamento no quesito. Outras quatro jogadoras fecharam com mais de 10 pontos: Melisa Gretter (14), Aline Moura, Jeanne e Ariadna (12 pontos cada). A pivô Fernanda Bibiano, de Blumenau, empatou com a ala do Vera Cruz na liderança da partida, com os mesmos 18 pontos e também 07 rebotes e 58% de aproveitamento geral.

Atuando na casa do líder, Blumenau teve um primeiro quarto muito eficiente, imprimindo forte marcação no perímetro de Vera Cruz, anulando as bolas de três da equipe de Campinas (1/9 no 1º período). No ataque, Bibiano começou fazendo estragos na defesa campineira, anotando 11 pontos nos dez minutos iniciais.

A vantagem de Blumenau foi mantida até a metade do segundo período – em um momento, a diferença chegou a ser de 14 pontos. Mas Karla veio do banco e incendiou o jogo. A camisa 22 converteu com quatro bolas de fora em seis minutos e recolocou a equipe na partida, já levando 5 de vantagem para o intervalo (46×41).

Blumenau começou o segundo tempo encostando no placar, chegando a virar na primeira metade do terceiro período. Mas o Vera Cruz Campinas retomou o controle da partida nos quinze minutos finais para construir a vitória por 12 pontos, que não traduziram o equilíbrio do embate.

Com 12 pontos em 21 minutos de ação, a pivô Aline Moura veio bem do banco para ajudar a anular Bibiano na segunda etapa. “A gente trabalhou e fez um esquema de ajuda que encaixou e saímos com a vitória. É muito importante vencer mais uma dentro de casa, a gente preza muito por isso”, disse a jovem pivô do Vera Cruz Campinas.

Segunda cestinha blumenauense com double-double de 16 pontos e 11 rebotes, Carina Felippus lamentou as falhas defensivas. “Foi um belo jogo. A gente começou atropelando e aí a nossa defesa parou. A Karla entrou e meteu quatro bolas, falha nossa deixar sabendo do aproveitamento que ela tem, e elas voltaram por jogo. Mérito de Campinas que conseguiu virar e manter no segundo tempo”, disse a ala-pivô.

A equipe do Sul volta à quadra no domingo, para enfrentar o Funvic/Ituano às 15 horas no Ginásio Joaquim Dias, em Itu (SP), em partida que terá a transmissão ao vivo e exclusiva pela TV Gazeta. Já o próximo compromisso do Vera Cruz Campinas é no sábado (24 de fevereiro), às 17 horas, fora de casa, contra o São Bernardo/Brazolin/Unip.