No retorno ao Pedro Dell’Antonia, Ariadna Felipe teve a segunda atuação decisiva na LBF CAIXA contra sua ex-equipe. Ao lado de Patty Teixeira, a cubana teve 18 pontos e ainda apanhou 14 rebotes (sua melhor marca na temporada) na vitória do Vera Cruz Campinas por 62 a 56 sobre o Basketball Santo André/APABA. A armadora Débora da Costa foi a cestinha do time da casa, com 17 pontos.

Com 13 vitórias, o time de Antonio Carlos Vendramini tem agora quatro a mais que o vice-líder Sampaio Corrêa Basquete, que também tem dois jogos a menos. A derrota fez o Basketball Santo André/APABA cair para a 4ª posição (7-5, 58,3% aproveitamento) e beneficiou a Uninassau Basquete, que pula para terceiro ao ter 63,6% na campanha em uma partida a menos.

Sem seu garrafão titular – Silvinha Gustavo e Simone Lima machucadas – e promovendo a primeira partida de La’Queda Davis como titular, o time da casa sofreu logo no começo com Ariadna dominando as ações do 1º período com 11 pontos. O desempenho da cubana diminuiu no segundo quarto e Santo André aproveitou pra encostar novamente no placar, indo para o intervalo apenas um ponto atrás.

Com elenco profundo, o Campinas apoiou-se em outras peças para voltar a abrir vantagem no terceiro período – Babi fez oito pontos e liderou a parcial 22×13. Patty, que havia feito seis pontos no terceiro, fez sozinha a pontuação campineira no quarto final, vencido por Santo André, mas insuficiente para a vitória. Apesar da derrota, a equipe da casa teve três titulares pontuando acima da casa dos 10 pontos – além de Débora, Jaqueline de Paula fez 14 e Dominick teve 12.

Na segunda-feira (03 de abril), o Campinas enfrenta Blumenau em Santa Catarina. No dia seguinte, o Basketball Santo André/APABA vai até Presidente Venceslau para enfrentar o time local.

Noite Ituana

Maíra Horford foi o grande nome da equipe de Itu / Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

 

Na partida mais disputada da noite, o Funvic/Ituano contou com grande noite de Maíra Horford para derrotar o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip por 74 a 70, no ginásio Baetinha, no ABC paulista. A ala ituana registrou sua melhor partida na temporada, anotando 19 pontos em 73% de aproveitamento geral. Escolhida pelo público para o Jogo das Estrelas, Thayná Silva, do time local, foi a principal cestinha do jogo com 28 pontos e 12 rebotes, marcando seu 8º double-double na temporada e o segundo seguido.

Também pela equipe da casa, Lays da Silva anotou 23 pontos, sua melhor pontuação na LBF CAIXA. O Funvic/Ituano teve quatro das cinco titulares pontuando em dígitos duplos – apenas Palmira, com 04, ficou abaixo. A ala, contudo, focou nos passes e foi a principal ‘garçonete’ da equipe, com seis contribuições.

A vitória alçou o time rubro-negro à sua sexta vitória na temporada e vingou a derrota do primeiro turno. Com dois tempos bastante distintos, o roteiro do jogo foi bastante movimentado.

O nome da vitória começou a partida quente. Maíra anotou sete dos 18 pontos do Funvic/Ituano no primeiro período, vencido por 18 a 10. Eficiente, o time de Antonio Carlos Barbosa voltou ainda melhor no segundo quarto, convertendo 25 de 43 pontos tentados, fechando a primeira metade do jogo vencendo por 18 pontos [43×25].

O São Bernardo/Brazolin/Unip mudou a postura na etapa complementar, alterando o rumo da partida. Thayná e Soso lideraram a reação da equipe no terceiro período, diminuindo a diferença para 10. Valente, o time seguiu reagindo no quarto final – Thayná adicionou 12 pontos nos 10 minutos finais e a equipe quase alcançou novamente o Funvic/Ituano, mas não teve mais tempo.

“Achei que o time entrou desconcentrado, apático. Depois do segundo quarto, o Marcio conversou com a gente e voltamos com outra atitude. Tentamos, mas não conseguimos a vitória”, lamentou Vargas, ala são-bernardense.

“Jogo difícil, o time de São Bernardo joga pra frente, é atrevido. Um trabalho excelente do Marcio. Nosso time já melhorou bastante, estamos numa situação boa na competição, mas tem muita coisa ainda pela frente”, disse Barbosa, treinador vencedor da noite.

Na terça-feira (03 de abril), o time de Marcio Bellicieri vai até Catanduva, na tentativa de encerrar a sequência de sete derrotas diante do ‘lanterna’ Poty/BAX Catanduva. Já o Funvic/Ituano tem o Blumenau, fora de casa, na quarta-feira (04 de abril).

Fim da Sina
Já eram seis derrotas seguidas – as quatro últimas longe de seus domínios. Mas na noite desta quinta, a sorte voltou ao lado venceslauense, que contou com mais uma grande atuação de Macarena D’Urso para voltar a vencer contra o ‘lanterna’ Poty/BAX Catanduva, por 78 a 61. A armadora argentina teve 24 pontos e foi a cestinha do jogo – foram 6 bolas do perímetro.

O reencontro com a vitória fez a equipe subir para a 7ª posição, agora com 30,8%, já que o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip perdeu em casa para o Funvic/Ituano. Foi o 13º revés do Poty/BAX Catanduva, que segue zerado na porcentagem e na pontuação da tabela.

A pivô catanduvense Tati Castro teve 19 pontos, 06 rebotes e 76% no aproveitamento geral. Natalia teve 10 assistências e Julieta parou em oito pontos. Pelo time mandante, Camila Jackson teve sua melhor partida em 2018 com 12 pontos, Karen Gustavo adicionou outros 14 e Barbara Souza pegou 12 rebotes.

A partida também foi a estreia de Rapha Silva no Presidente Venceslau. A pivô, ex-São Bernardo e que estava no basquete português, foi inscrita no começo do mês, no final do prazo, mas só pode atuar agora. Em 19 minutos, ela teve três pontos, um rebote e uma assistência.

Na terça-feira (03 de abril), o time de Fernanda Hartwig terá em casa o São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip, na busca pela vitória inédita em 2018. No mesmo dia, às 21h00 e também no Abegão, o Presidente Venceslau enfrenta o quarto colocado Santo André/APABA.

Foto: Divulgação/Presidente Venceslau
Foto: Divulgação/Presidente Venceslau