Leandro Barbosa e Anderson Varejão comandaram o selecionado nacional em quadra

O Brasil manteve o 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-americana para a Copa do Mundo da China ao derrotar a Colômbia, nesta quinta-feira (22 de fevereiro), na Arena Goiânia, em Goiânia (GO), por 84 a 49 (33 a 30 no primeiro tempo). Com este resultado, o selecionado nacional lidera o Grupo B, com seis pontos, decorrentes de três resultados positivos.

O primeiro tempo foi bastante complicado, com a equipe brasileira começando atrás e a Colômbia conseguindo se segurar no comando do marcador, graças ao excelente aproveitamento nos tiros de média e longa distância no quarto inicial (21 a 24). No segundo, o Brasil conseguiu melhorar a marcação e não permitiu que os colombianos seguissem arremessando, com isso, passou a comandar o marcador, mesmo não rendendo tanto ofensivamente (12 a 06).

O intervalo foi muito bem aproveitado pelo técnico Aleksandar Petrović, que acertou a equipe brasileira nos dois setores, defensivo e ofensivo. Comesse panorama, o selecionado nacional foi soberano em quadra e dominou por completo as ações no terceiro período, com todos os jogadores dando a sua parcela de contribuição, uma vez que o croata rodou bastante os seus comandados em quadra (25 a 15).

Nos dez minutos finais, com os colombianos totalmente entregues, o Brasil manteve o ritmo e fez a diferença crescer bastante. Nos minutos derradeiros, já em ritmo de ‘rachão’, os brasileiros fizeram várias jogadas plásticas, levando os torcedores, que compareceram em número bom ao ginásio, ao delírio (26 a 04).

Os destaques do Brasil foram Leandro Barbosa (18 pontos e 04 rebotes), Anderson Varejão (14 pontos, 13 rebotes e 08 assistências – double-double) e Lucas Cipolini (09 pontos e 10 rebotes). Pela Colômbia, Michaell Jackson, com 16pontos, foi o principal anotador.

“O primeiro tempo foi igual, já que a Colômbia teve um aproveitamento muito alto. No segundo, a mentalidade do Brasil mudou, marcamos forte e saímos com rapidez para o contra-ataque e, assim, abrimos vantagem no placar. Quando a defesa funciona as coisas saem muito melhor e quando isso não acontece, você tem que jogar em ritmo menor e precisa atacar no cinco contra cinco”, comentou o ala/pivô Anderson Varejão.

“Estou feliz pela vitória e pela atuação de todo o grupo, pois isso ajudou o Brasil a se manter bem na Eliminatória, liderando o grupo. Iniciamos a partida irregular e depois conseguimos crescer, colocando o nosso melhor jogo em quadra”, completou o armador Arthur Pecos, que fez sua estreia pelo selecionado nacional principal, anotando cinco pontos, apanhando um rebote e dando duas assistências, além de fazer o time render bem em quadra.

O próximo compromisso da Seleção Brasileira será contra o Chile, no domingo (25 de fevereiro), às 20h00 (de Brasília), novamente na Arena Goiânia, na cidade de Goiânia (GO), com transmissão ao vivo pelo Esporte Interativo.

O armador Arthur Pecos estreou em grande estilo / Foto: FIBA
O armador Arthur Pecos estreou em grande estilo / Foto: FIBA