O Kirolbet Baskonia, do armador Marcelinho Huertas, inicia a luta pelo título da Liga ACB – 2017/2018, nesta quarta-feira (13 de junho), às 16h00 (de Brasília), enfrentando o Real Madrid, no WiZink Center (Palácio de Deportes de la Comunidad de Madrid), na cidade de Madrid (ESP), na primeira partida da série melhor-de-cinco do playoff – final.

Para chegar a esta decisão, o time de Vitoria-Gasteiz concluiu a fase inicial na segunda colocação, com 25 vitórias e 09 derrotas. Em seguida, no playoff – quartas-de-final, passou pelo Unicaja Málaga (2 a 0), e, na série semifinal, eliminou o FC Barcelona Lassa (3 a 1).

“Sabemos a dificuldade que teremos contra o campeão da Euroleague e o líder da fase regular da Liga ACB, que mesmo com as baixas aguentou com solidez, é preciso respeitar e saber que jogaremos com a desvantagem do fator quadra. Depois de um início ruim e tudo que tivemos que remar, estar na final nos fortalece. Temos um elenco amplo, com muitos jogadores capazes de suportar e isso nos faz muito fortes”, comentou Marcelinho, que disputa a sua sexta decisão da Liga ACB, com três títulos conquistados.

“Durante a temporada sofremos, pois tivemos jogadores lesionados, como aquela temporada do último título. Na época, o Barça era superfavorito e todo mundo falava do Real Madrid, mas os vencemos em uma série semifinal muito sofrida, parecida com a decisão deste ano, o que fez que chegássemos à decisão sem a pressão de ter que ganhar. Desta forma, nos saímos muito bem, ganhando duas partidas fora; tomara que possamos repetir isso nesta temporada”, acrescentou o brasileiro, salientando que uma decisão pode ter muitas variáveis.

“Você pode conhecer os jogadores e seus pontos fortes, mas em uma partida existem muitas variáveis e é difícil impedir. Cada um joga de forma diferente e vamos tentar brecar os pontos fortes do Real Madrid. E, você tem suar muito para conseguir efetivas os seus ataques”, complementou Huertas, que é o único jogador do elenco a já ter conquistado título da Liga ACB com a camisa do Baskonia e, curiosamente, o último foi contra o próprio Real Madrid.

Já a equipe de Madrid fechou primeira fase na liderança, com 30 vitórias e 04 derrotas. Depois, nas quartas-de-final, eliminou o Iberostar Tenerife (2 a 0). Por fim, na série semifinal a equipe merengue suplantou ao Herbalife Gran Canária (3 a 0).

Nesta temporada aconteceram quatro jogos entre as duas equipes, sendo dois pela fase regular da Liga ACB e outros dois pela primeira fase da Euroleague. Foram três vitórias do Real Madrid e uma do Kirolbet Baskonia.

Pela Liga ACB: 81 a 69 para o Real Madrid no turno, em Vitoria-Gasteiz (ESP), e 101 a 89 também para o Real Madrid no returno, em Madrid (ESP). Pela Euroleague: 105 a 75, em favor do Kirolbet Baskonia no turno, em Vitoria-Gasteiz (ESP), e 75 a 73, favorável ao Real Madrid no returno, em Madrid (ESP).

Os demais confrontos desta série final estrão agendados para estas datas:

– 15 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP)
– 17 de junho (domingo), em Vitoria-Gasteiz (ESP)
– 19 de junho (terça-feira), em Vitoria-Gasteiz (ESP) – se necessário
– 22 de junho (sexta-feira), em Madrid (ESP) – se necessário