A Araraquara/ABA/Fundesport estreou no Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2019 (ex-Série A-2) com uma tranquila vitória diante do Memorial/Santos/FUPES, nesta segunda-feira (29 de agosto), por 85 a 63 (43 a 21 no primeiro tempo), em duelo que completou a primeira rodada do turno da fase inicial, disputado no ginásio Municipal de Esportes Presidente Castelo Branco (Gigantão), na cidade de Araraquara (SP).

E a equipe da casa foi soberana em quase toda a partida, comandando logo o marcador e abrindo boa vantagem, que cresceu mais um pouco no segundo e terceiro períodos – 22 a 09 (primeiro), 21 a 12 (segundo) e 20 a 19 (terceiro). Apenas nos dez minutos finais, a equipe santista conseguiu jogar em igualdade, ficando ligeiramente na frente, mas sem alterar o panorama do jogo (22 a 23).

Os principais nomes da partida foram André Santos (18 pontos e 02 assistências) e Thales Silva (13 pontos e 06 rebotes) e Júlio Toledo (13 pontos e 04 rebotes), pelo time da casa; Rafael Costa (18 pontos e 08 rebotes), Cauê Rico (10 pontos e 02 assistências) e Victor Tracci (10 pontos e 08 rebotes), em favor do visitante.

“Conseguimos impor um ritmo defensivo muito forte, do início ao fim da partida, pois a equipe vem de uma sequência positiva de jogos; além disso, consegui mesclar bastante os adultos e os jovens do sub-19, que formam a nossa base, e isso acabou fazendo a diferença, pois fisicamente a equipe sobrou em quadra. Fiquei muito feliz com o desempenho do time, mas temos que manter os pés no chão e segurar um pouco da ansiedade da garotada; manter a sequência de treinamentos fortes para o duelo contra o Assis, que estreou bem na competição”, comentou o técnico Fábio Appolinário, do representante de Araraquara.

“A equipe se portou bem do primeiro ao último minuto de jogo, fizemos o que foi falado durante a semana toda, ou seja, pressionamos na defesa e atacamos com velocidade. Sabíamos que a equipe de Santos joga junta há um bom tempo e tínhamos que tirá-los da zona de conforto e não deixar os principais jogadores ter volume. Agora, é descansar e já pensar no Assis Basket”, acrescentou o lateral Júlio Toledo, da ABA/Araraquara/Fundesport.

“Tivemos muito abaixo do nosso aproveitamento e o time de Araraquara, com uma intensidade muito forte, foi melhor o jogo todo; não tem tempo para lamentar, é levantar a cabeça e pensar no duelo em casa contra o Cravinhos”, complementou o armador Cauê Rico, da equipe santista.

O Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão – 2019 prossegue no sábado (24 de agosto), com a partida isolada entre Memorial/Santos/FUPES e Cravinhos Basketball, às 15h (de Brasília), no ginásio Poliesportivo Unisanta, em Santos (SP).

Fotos: Marcos Chiochin/ABA
Fotos: Marcos Chiochin/ABA