O América/Unirp/SMEL Rio Preto conquistou a primeira vitória no Campeonato Paulista Masculino – 2019 ao superar o Basquete Osasco, por 87 a 82 (47 a 37 no primeiro tempo), atuando no ginásio do Sesi, em Franca (SP), na noite de quarta-feira (14 de agosto), no prosseguimento do turno da fase inicial.

Apesar do primeiro resultado positivo foi o time osasquense que saiu na frente no quarto inicial (22 a 24). A equipe rio-pretense reagiu prontamente no segundo período e passou a comandar o marcador, usando bem a noite favorável do norte-americano Dwight Gentry e apostando na marcação por zona treinada exaustivamente pelo técnico Marininho Zacarias (27 a 13).

Na volta do intervalo, o técnico João Ricardo conseguiu acertar o Basquete Osasco, que esteve na frente e conseguiu baixar a diferença (13 a 21). Nos dez minutos finais, o América/Unirp/SMEL Rio Preto voltou a equilibrar as ações e ficou ligeiramente na frente para vencer a primeira no estadual (25 a 24).

“Foi importante a reconciliação com a nossa torcida, ainda mais depois de alguns tropeços, conseguimos mostrar o nosso poder, pois jogando de forma consciente e fazendo uma boa partida, podemos, sim, buscar os resultados favoráveis. É um primeiro passo para pensarmos no playoff”, comentou Marininho.

“Foi muito bom, já que usei a marcação zona, que encaixou contra o EC Pinheiros e dei uma mudada na individual”, complemento o técnico do representante de São José do Rio Preto.

Os principais nomes da partida foram o norte-americano Dwight Gentry (27 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Gustavo Grellet (14 pontos e 07 rebotes), pela equipe do Interior; o norte-americano Dontrell Brite (20 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Thiago Marcello (17 pontos e 02 rebotes), em favor do representante da Grande São Paulo.

Já o Mogi das Cruzes Basquete se reabilitou em grande estilo ao suplantar o EC Pinheiros, por 91 a 69 (49 a 39 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Depois de começar o jogo atrás no placar, o time do técnico Guerrinha buscou uma reação incrível no segundo quarto, abriu vantagem e conseguiu mantê-la até o final, tirando a invencibilidade do adversário no Campeonato Paulista.

O ala Danilo Fuzaro, do Mogi, foi o cestinha, com 27 pontos anotados. “A minha atuação individual não importa muito. O mais importante é o resultado coletivo, mas hoje eu consegui imprimir um ritmo ofensivo, de pouco em pouco fui entrando no jogo, ganhando confiança e as bolas entraram. O time está encaixando mais e a tendência é só melhorar. Não temos jogador egoísta e todo mundo sabe aproveitar bem o momento que entra no jogo. Isso faz toda a diferença e cria uma química entre os jogadores da equipe”, salientou.

Ainda pela equipe do Alto Tietê, o armador Alexey Borges marcou 19 pontos, seguido pelo pivô João Pedro, que registou um double-double: 12 pontos e 10 rebotes, assim como o ala André Góes, que anotou 11 pontos e apanhou 10 rebotes.

Já pelo EC Pinheiros, Betinho Duarte (20 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), Isaac Gonçalves (14 pontos e 06 rebotes) e Marcus Toledo (14 pontos e 07 rebotes).

Para o técnico Jorge Guerra, o Guerrinha, do Mogi, o resultado da noite mostra a característica dos jogadores e também e sistema que foi pedido para eles. “Eles compraram a ideia. Você tem que fazer o sistema tático de acordo com os jogadores que você tem. Foi uma diferença atípica, mas poderia ser até mais se não tivéssemos cometido umas besteirinhas, o cansaço de outros, já que estamos fazendo trabalho de força nesta etapa da temporada e atrapalha o jogador. Mas independente disso, a gente está muito feliz com a vitória, com a forma com que a equipe se postou e principalmente com a diferença no placar, que pode ser importante lá na frente”.

O Campeonato Paulista Masculino – 2019 tem sequência nesta quinta-feira (15 de agosto), com a partida isolada entre o São Paulo FC e o Sesi Franca Basquete, às 20h (de Brasília), no ginásio Antonio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo pela FPB TV, através do canal da GSC Sports no YouTube.

Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete/Divulgação
Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete/Divulgação